COMUNICADO – TESTES RÁPIDOS

A prefeitura Municipal de Luziânia, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunicar que a partir de 27 de abril de 2020, estarão disponíveis a realização os testes rápidos em pessoas sintomáticas que se enquadrem em uma das seguintes categorias:

1. Profissionais de saúde em atividade;

2. Profissionais de segurança pública em atividade;

3. Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança pública em atividade.

Os testes rápidos estarão disponíveis no Hospital do Jardim do Ingá, de modo que a realização dos testes rápidos será de segunda-feira a sexta-feira.

QUANDO FAZER O TESTE

O teste deve ser realizado respeitando as seguintes condições:

1. Profissionais de saúde e Segurança pública: Mínimo de 07 (sete) dias completo desde o início dos sintomas de síndrome gripal E mínimo de 72 horas assintomáticos;

2. Pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um Profissional de Saúde OU Segurança Pública em atividade: Mínimo de 07 (sete) desde o início dos sintomas de síndrome Gripal.

Considera Síndrome Gripal: Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por febre ou sensação febril acompanhada de tosse E/OU dor de garganta E/OU coriza E/Ou dificuldade respiratória.

Considera-se CONTATO DOMICILIAR: Pessoa que resida na mesma casa/ambiente; devem ser considerados os residentes da mesma casa, colegas de dormitório, alojamento e ETC.

Destaca-se que este teste disponibilizado pelo Ministério da Saúde foi analisado pelo instituo nacional de controle de qualidade em saúde (IMCQS), da Fiocruz, e obteve parecer satisfatório.

Secretaria Municipal de Saúde: (61) 99451-2133

Disque Saúde: 136