PREFEITURA DE LUZIÂNIA INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA MULHER

A Prefeitura de Luziânia entregou para a população mais uma importante obra na área da saúde pública na manhã dessa segunda feira, 6 de abril. Trata-se da primeira Unidade Básica de Saúde da Mulher, localizada no Parque Estrela D’alva zero, que funcionará das 8h às 17h.

A nova Unidade prestará um conjunto de serviços para atender as mulheres na área da saúde. O objetivo não é centralizar, mas ampliar o acesso das mulheres ao atendimento de suas necessidades, seja na atenção básica, nas especialidades ou na urgência.

Participaram da inauguração, além da prefeita municipal, professora Edna Aparecida, o secretário de saúde Dr. José Walter, representantes da área da saúde, GCM e grande número de populares.

Planejamento Familiar

Entre os serviços oferecidos está a atenção à saúde reprodutiva e sexual de mulheres, por meio de Planejamento Familiar, onde se prestará aconselhamento sobre métodos contraceptivos, e orientações gerais.

A Unidade será referência para os encaminhamentos pelas demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Também prestará atendimento aos adolescentes sobre saúde sexual, prevenção da gravidez precoce e sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de acordo com indicadores de saúde por território.

Serviço Qualificado e Humanizado

A Unidade Básica de Saúde da Mulher ofertará acompanhamento pré-natal qualificado e humanizado, em conjunto com a Rede Básica de Saúde de Luziânia.

Segundo Aline Dalmas Sorgatto, enfermeira coordenadora da unidade, serão prestadas orientações de equipe multidisciplinar (psicologia, nutricionista e assistente social) sobre temas como modificações no organismo da mulher durante a gestação, os cuidados necessários, exames complementares, risco do uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, alimentação saudável, hipertensão, diabetes mellitus e gestacional, eventos específicos da gestação, sinais de parto, emergências obstétricas, procedimentos necessários para internação, cuidados com o bebê, aleitamento materno, direito e acesso ao benefício salário-maternidade. Haverá ainda consultas e orientações nutricionais com enfoque na alimentação saudável.

Ultrassom e ecografia

A Unidade de Saúde da Mulher conta com equipamentos para realizar ultrassom obstétrico para gestantes de risco e habitual, encaminhadas pelas UBSs e USFs.

A prefeita, professora Edna Aparecida, afirmou em seu discurso “Com a inauguração dessa unidade de saúde especializada, nós vamos dar à mulher de Luziânia uma qualidade de serviço muito superior. A Unidade Básica de Saúde da Mulher é uma grande conquista para a saúde pública da cidade e esta primeira fase já irá atender necessidades vitais nas principais áreas que temos demanda, além de agilizar e melhorar o atendimento de outras” , declarou.

Assessoria de Comunicação PML