HOSPITAL REGIONAL DE LUZIÂNIA FOI REABERTO NESTA QUINTA-FEIRA (21/05)

Prefeita Edna Santos, juntamente com o secretário de saúde, Dr. José Walter Marques Faria, e Getro de Oliveira Pádua, diretor do IMED, descerraram placa de inauguração das obras de reforma e ampliação do Hospital.

Após doação da infraestrutura hospitalar completa ao governo do Estado de Goiás por parte da Prefeitura Municipal de Luziânia, o HRL reabriu as portas para atender a população da região do entorno do Distrito Federal, calculada em mais de 1,2 milhões de habitantes.

O processo, capitaneado pela prefeita da cidade, Edna Santos, com a aprovação da Câmara Municipal, possibilitou a chegada de equipamentos e a contratação de pessoal técnico especializado para fazer frente à pandemia de Covid-19 pelo governo do Estado de Goiás.

O HRL será gerenciado pela Organização Social denominada Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED – e conta com 72 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 31 para pacientes em estado semicrítico. Na unidade há 22 respiradores, dois desfibriladores, 12 monitores multiparamétricos, um respirador/ventilador e mobiliário e, nos próximos dias, deverá receber também um tomógrafo para atendimento à população. Cerca de 140 profissionais foram contratados no primeiro processo seletivo.

HOSPITAL DE REFERÊNCIA

No primeiro momento, o HRL funcionará como “Hospital de Campanha” atendendo essencialmente pacientes com síndromes respiratórias, entre elas as causadas pelo Covid-19.

Após a pandemia de Covid-19, o Hospital Regional de Luziânia se tornará referência no atendimento à população do Entorno de Brasília. A informação é do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. “Nós vamos ter um hospital estruturado também para continuar servindo a população do Entorno como hospital de referência. A população de Brasília que precisar vai poder contar com esse hospital também. O acesso aos serviços de saúde tem de ser universal”, disse Ronaldo Caiado quando esteve em Luziânia, semana passada, vistoriando as instalações do HRL.

Para a prefeita Edna Santos esse é um momento histórico, pois a cidade ganha um dos maiores e mais equipados hospitais do Estado. Em seu pronunciamento a prefeita agradeceu a todos os envolvidos no projeto de reforma e ampliação do hospital. “Quero agradecer a todos os envolvidos, especialmente aos gestores e funcionários da secretaria de Saúde do município que trabalharam durante anos para que esse momento pudesse estar acontecendo. Quem ganha é a cidade, é a população que poderá contar com um hospital moderno e equipado.”

Assessoria de Comunicação PML