A Escola Municipal de Educação Infantil Dona Nenzica, no bairro Rosário, foi palco, na manhã desta quinta-feira (6/04), do evento de formatura do Proerd, programa realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Luziânia, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Polícia Militar do Estado de Goiás.

A secretária municipal de educação, Indiana Carneiro explica que o programa tem como grande missão orientar as crianças para o combate às drogas e à violência. Ela confirma que os efeitos registrados nas comunidades nas quais se aplica o programa são bastante positivos. “As diretoras das escolas nos confirmam esse saldo positivo. O setor pedagógico das escolas constata a modificação na conduta dos alunos dentro e fora do ambiente escolar”, afirma.

Margareth de Jesus, mãe de aluna da escala destaca a importância da parceria entre a prefeitura a Polícia Militar na educação preventiva das crianças. “É uma parceria que está dando certo e trazendo resultados positivos para a comunidade. Tenho duas filhas que já fizeram o curso e percebo claramente a mudança de comportamento no dia-a-dia delas”.

Já para a Sargento Helena, instrutora do programa desde de 2009, o Proerd representa a face mais clara do trabalho comunitário e preventivo da Polícia Militar. “A primeira ideia que os pais e a comunidade em geral tem é que a polícia é apenas repressiva, e através desse programa tomam consciência de que também desenvolvemos um trabalho social, preventivo, educacional e de integração com a comunidade, que é fundamental para alcançar o objetivo de combate às drogas e a violência”, informou a sargento.

ASCOM/PML