PREFEITURA DE LUZIÂNIA MODIFICA FUNCIONAMENTO E ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CORONA VÍRUS

Secretaria Municipal de Administração, Finanças e Planejamento do  município de Luziânia baixou Portaria estabelecendo medidas preventivas contra a disseminação do COVID-19 (Corona Vírus).

Dentre as medidas adotadas está a determinação de dispensa de comparecimento aseus postos de trabalho dos servidores que apresentarem febre e sintomas respiratórios que possam indicar contaminação pelo Corona Vírus (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais).

Também estão dispensados de comparecimento servidores com 60 anos ou mais; os que tenham retornado de viagem internacional nos últimos 10 dias e os que sejam portadores de hipertensão crônica ou diabetes.

Segundo o secretário municipal de Administração, Cleone Meireles, a medida visa a prevenção da disseminação do Corona Vírus e foi tomada em consonância com os protocolos estaduais e nacionais assinados pela chefe do Poder Executivo, professora Edna Aparecida, nos últimos dias.

“Não se trata de férias ou folga, os funcionários que se enquadrarem nas recomendações realizarão suas tarefas sob monitoramento à distância, o que é plenamente possível com as tecnologias existentes hoje, sobretudo com o uso da internet”, afirmou o secretário.

DIVISÃO EM TURNOS DE TRABALHO

Todos os demais funcionários trabalharão com divisão de turnos, medida que visa evitar a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente.

Uma parte cumprirá seu expediente pela manhã, das 7:30 às 12:30, e outra parte no turno da tarde, das 13:00h às 18:00h, não havendo prejuízo no atendimento à população.

Conforme explanou a prefeita, professora Edna Aparecida, “medidas que parecem extremas – como o cancelamento de eventos, shows e disputas esportivas – devem ser entendidas como ações para conter a expansão do vírus, para o qual ainda não há vacina. Elas fazem parte dos protocolos de saúde para casos como o do Covid-19. Com o vírus controlado, a tendência é de que o problema diminua, como ocorreu na China, onde o vírus surgiu. Depois de um aumento exponencial dos casos, a expansão perdeu força e o número de casos está diminuindo diariamente. Muito em breve tudo estará retornando a sua normalidade”, concluiu a mandatária.

SUSPENSÃO DAS AULAS

Outra medida já tomada pela prefeitura de Luziânia foi a decisão de suspender as aulas nas unidades de educação municipal pelos próximos 15 dias.

Segundo a secretária de educação, Nilma Meireles de Andrade, “o objetivo é contribuir com o processo de contenção da expansão do vírus. É importante que os pais entendam que as crianças não devem frequentar lugares públicos com aglomeração. Este é um momento em que as pessoas precisam ter cuidado para se protegerem. Dessa forma, com responsabilidade, estamos tomando todas as atitudes para proteger a comunidade, principalmente nossas crianças”, finalizou.