Prefeitura Entrega Unidade De Acolhimento Para Usuários De Álcool, Crack E Outras Drogas No Bairro Jofre Parada

Cumprindo sua promessa de não permitir que obras prontas permaneçam paradas, a prefeita de Luziânia entregou para a população nesta sexta-feira, 06 de março, uma Unidade para Acolhimento de pessoas com transtornos pelo uso de álcool e outras drogas, que leva o nome de HELENITA GONÇALVES RORIZ.

As Unidades de Acolhimento oferecem atenção residencial de caráter transitório, sendo parte da Rede de Atenção Psicossocial com ações voltadas para o trabalho, a geração de renda, o esporte e o estudo, de forma que o paciente possa construir um novo projeto de vida. Seu foco são os cuidados contínuos de saúde, com o objetivo de oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes de uso de crack, álcool e outras drogas, de ambos os sexos, acompanhadas nos CAPS, em situação de vulnerabilidade social e/ou familiar e que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo de caráter transitório.

A Unidade de Acolhimento HELENITA GONÇALVES RORIZ fica localizada na Rua Turmalina, no bairro Jofre Parada, ao lado do CAPS AD II, pois por uma questão de logística operacional as duas Unidades precisam ser próximas uma da outra.

Os usuários poderão permanecer na unidade de acolhimento, voluntariamente, onde receberão todo suporte terapêutico necessário, mediante acompanhamento psicossocial dos CAPS AD, além do desenvolvimento de ações que reduzam as situações, de vulnerabilidade social e familiar. O tempo de permanência na Unidade de Acolhimento é de até seis meses.

Os usuários acolhidos serão acompanhados por uma equipe multiprofissional, formada por enfermeiro, psicólogo, assistente social, auxiliar enfermagem, educador físico e educadores sociais, terão um ambiente confortável, que inclui dormitórios, área verde e de lazer com uma quadra esportiva, vestiários, área de convivência, banheiros acessíveis, lavabo, cozinha, refeitório e lavanderia.

A solenidade contou com a presença do vereador Everaldo Meireles, autor do projeto indicativo da construção do Centro de Acolhimento e sobrinho da homenageada HELENITA GONÇALVES RORIZ, a Dona Nitinha como era carinhosamente chamada. ”A prefeita Edna está de parabéns ao entregar para a comunidade esta obra, que estava concluída há mais de um ano e sendo desperdiçada enquanto a comunidade carece de atenção psicossocial. Essa á uma prova de que quando o gestor quer, as coisas acontecem”, afirmou o vereador.

Também esteve presente Vanderlan Jesus Roriz, filho da homenageada. Emocionado, ele relembrou o trabalho social que sua mãe realizou a vida inteira, acolhendo voluntariamente jovens da comunidade da região dos bairros Kenedy, Shis e Jofre.

Para a prefeita, prof. Edna, “Existem várias maneiras de encarar os problemas pessoais e o serviço público tem maneiras de ajudar com isso. No Centro de Acolhimento vamos realizar esse trabalho de acolher os dependentes químicos, que contribuirá com a diminuição desse tipo de problema da saúde pública em nosso município. Como gestora, farei de tudo para que obras como essa saiam definitivamente da intenção e se tornem realidade. Prova disso é esse ato de entrega do Centro de Acolhimento para a comunidade que realizo hoje” afirmou.