PRESTAÇÃO DE CONTAS – 10 DIAS DE GOVERNO

Pela primeira vez na história do município a Chefe do Poder Executivo chama a população para prestar contas
A prefeita de Luziânia, professora Edna Aparecida, na tarde de segunda-feira (02/03), realizou um ato inédito no saguão do Centro Administrativo da cidade. Em meio a uma multidão formada por centenas de pessoas entre funcionários, mototaxistas, empresários, vereadores e moradores da cidade, realizou o evento denominado 10 Principais Ações e Medidas de Transparência e Austeridade.
O ato teve por objetivo a prestação de contas dos seus dez primeiros dias a frente da Prefeitura Municipal de Luziânia, onde fez explanação das dez principais ações realizadas nesse período e o anúncio de dez medidas de transparência e auteridade que serão implantadas durante seu governo.

AS DEZ PRINCIPAIS AÇÕES

Durante o evento, com cobertura da imprensa local, a prefeita nomeou como principais ações até o momento: (1) a inauguração do Centro de Educação Infantil ANTÔNIO SEBASTIÃO, no distrito do Jardim Ingá; (2) a inauguração da base do SAMU, também no distrito do Jardim Ingá; (3) inauguração da Unidade de Saúde da Família (PSF) no bairro Cidade Osfaya; (4) a posse de 21 professores e técnicos em educação aprovados no concurso de 2013; (5) sanção do Estatuto regulamentando a Guarda Civil Municipal (GCM); (6) Sanção da da Lei que regulamenta o serviço de Mototáxi, Moto-Frete e Moto-boy no município; (7) pagamento dos salários atrasados dos funcionários contratados da Secretaria de Saúde; (8) Disponibilização de óculos, exames médicos e certidões de nascimento para serem entregues aos cidadãos; (9) fechamento definitivo da saída privativa do gabinete do prefeito, a chamada “porta da vergonha”; (10) implantação do GABINETE DO POVO.

GABINETE DO POVO

Com relação ao Gabinete do Povo, a prefeita afirmou que atenderá diretamente a população em seu gabinete nas quartas e quintas feiras. O atendimento, segundo a prefeita, já começa a funcionar na proxima quarta-feira (04/03), a partir das 7:30h da manhã, onde atenderá a população em seu gabinete na prefeitura, e na quinta-feira em seu gabinete no distrito do Jardim Ingá.

“O nosso objetivo é atender à população que nos procura. É um dia dedicado a ouvir o nosso povo. Além de atender à população, estamos diariamente indo atrás dos recursos, de efetivar projetos para o nosso município, de vistoriar obras, mas também faz parte das minhas prioridades o atendimento direto e pessoal ao nosso povo. Acabou o tempo do silêncio, a partir de agora tudo será feito com diálogo e transparência.”, afirmou a prefita.

TRANSPARÊNCIA E AUSTERIDADE

Durante o evento, Edna também anunciou um pacote com dez medidas de transparência e austeridade que guiarão seu mandato à frente da prefeitura.
As medidas, segunda a prefita, tem por objetivo garantir o pleno funcionamento da máquina pública sem que haja interferência na qualidade dos serviços prestados pela prefeitura, preservando o respeito ao cidadão com ética e transparência.

Acompanhada por toda a imprensa local, a prefeita nominou as dez medidas, sendo elas: (1) redução de Cargos comissionados; (2) redução e extinção de secretarias; (3) redução de 20% nos gastos em todas as secretarias e Órgãos municipais; (4) auditoria em todas as contas e dívidas da prefeitura; (5) suspensão temporária do pagamento de contratos não essenciais; (6) facilitar acesso e dar transparência aos atos da prefeitura; (7) melhoria dos mecanismos de Controle Interno; (8) implantação, ampliação e aperfeiçoamento dos mecanismos de Ouvidoria; (9) fortalecimento da Controladoria; (10) adesão ao Programa de Prevenção à Corrupção na Gestão Municipal (sistema de Compliance da Transparência Internacional).
Com relação ao Programa de Prevenção à Corrupção na gestão municipal, a prefeita explicou que se trata da implantação de instrumentos para previnir a corrupção no uso dos recursos públicos municipais, sem contudo criar estruturas que sobrecarreguem a máquina pública.
_”Essa proposta faz parte do rol de orientações da ONG Transparência Internacional, instituição reconhecida mundialmente pelo combate à corrupção.” – afirmou a prefeita.