Primeira Vez Que Um Chefe Do Executivo Municipal Visita A Fazenda Jk.

Neste Sábado 07/03 em comemoração ao aniversário do Reverendíssimo Padre Pedro Stepien, a prefeita de Luziânia, Profª Edna visitou a Fazenda JK. Na ocasião, Rosana Servo , administradora da Fazenda relatou que nos seus 36 anos de história é a primeira vez que um chefe do executivo Municipal visita a fazenda JK.

Fazendinha JK – Preservação histórica e cultural
Localizada há cerca de 20 km do centro do município de Luziânia, em Goiás, a Fazendinha JK é hoje uma referência de lazer histórico e cultural, mas nem sempre foi assim.
A casa é o único projeto em zona rural do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e o paisagismo que compõe o cenário foi idealizado por Roberto Burle Marx.

Um pouco da história
Juscelino Kubitschek em uma viagem à Brasília teve seu pouso proibido pelo governo militar no Aeroporto de Brasília, como a aeronave estava em pane, foi autorizado o pouso no Aeroporto Rural De Brasília, que se situa na cidade de Luziânia, GO.

Ao chegar a Luziânia com muitas saudades da filha que ele não viu crescer, “Brasília”, pediu para as pessoas ali presentes que o levassem em algum lugar que pudesse pelo menos vislumbrar ao longe a sua criação.
Foi levado então para a Rodovia Braluz, KM 18, onde ele pode contemplar as luzes de Brasília ao entardecer.
Decidiu então adquirir uma fazenda nesta localização, conhecida como Fazenda Santo Antônio Da Boa Vista no ano de 1969, que já era um projeto estudado pelo Presidente em seu exílio: ser fazendeiro no Planalto Central.

Denominou então a propriedade como Fazendinha JK. A intenção era usá-la como laboratório e provar que era possível produzir no cerrado.
A Fazendinha JK pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. Na visitação guiada da Fazendinha JK recebe-se uma aula viva da história de Juscelino, contemplando todo o mobiliário e utensílios da casa. Depois se passa para o jardim, onde é possível ver um exemplo do paisagismo de Burle Marx. Passando então para a garagem onde se encontra a Mercedes-Benz 1963, que foi adquirida para a campanha para para Presidente de 1965, que não pôde ser concorrida por JK.
O passeio termina no mirante aonde se localiza a capela Santa Júlia, que também é obra de Oscar Niemeyer e local onde Juscelino avistava as luzes de Brasília ao entardecer.