PREFEITURA DE LUZIÂNIA FAVORECE AS PEQUENAS AGROINDÚSTRIAS COM A REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL – SIM

Prefeitura em Ação

A prefeita de Luziânia, Professora, Edna Aparecida Alves dos Santos, visitou na quinta-feira passada (18/06) o lacticínio artesanal do produtor Armando S. Rollemberg, onde são produzidos queijos de cabra.

O sítio está localizado à margem direita da BR-040 (sentido Cristalina), onde são criadas cabras das raças anglonubiana e saanen. O criatório é composto de 150 animais de diversas idades, que produzem, atualmente, 80 litros de leite por dia.

Sob a marca “Cabra Chic”, o pequeno lacticínio produz uma linha variada de queijos (ricota, frescal, boursin, meia cura e montanhês, além de pão de queijo e ambrosia), todos produtos feitos com leite pasteurizado de cabra.

A prefeita Edna Aparecida, acompanhada pelo chefe do Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sr. Raul Luiz, percorreu as instalações do criatório, tendo oportunidade, inclusive, de assistir à produção de queijo.

O encontro marcou o início da aplicação do decreto n. 238/2.020, que normatizou a lei municipal Nº 3.871, que, desde 2.016, estava pendente de regulamentação.

A iniciativa adotada pela prefeita Edna Aparecida ao regulamentar a lei que criou o SIM – Serviço de Inspeção Municipal, deverá favorecer a formalização de dezenas de pequenas agroindústrias artesanais existentes no município de Luziânia (a começar pelas pequenas queijarias), dessa gerando emprego e renda, e assim contribuindo, decisivamente, para o desenvolvimento da economia regional.

Além da prefeita Edna Aparecida e do sr. Raul Luiz, integravam a delegação o fiscal da Secretaria de Desenvolvimento Rural,  Juliano, o assessor de imprensa Marcos Langamer e o responsável pelo lacticínio, o veterinário Marcus Vinicius Caixeta, que na ocasião prestou todas as informações técnicas solicitadas.

Texto: Armando S. Rollemberg – Fotografia: Marcos Langamer

Assessoria de Comunicação PML