EM TRÊS MESES, PROGRAMA TARIFA ZERO JÁ BENEFICIOU MAIS DE UM MILHÃO DE PASSAGEIROS

EM TRÊS MESES, PROGRAMA TARIFA ZERO JÁ BENEFICIOU MAIS DE UM MILHÃO DE PASSAGEIROS

Programa se tornou referência para Goiás e para o Brasil

Enquanto a ANTT autoriza o aumento de 8,56% nas passagens de ônibus interestaduais na região do Entorno, Luziânia colhe frutos da implementação do Tarifa Zero no transporte público. Há exatos 3 meses, o programa começou a funcionar no município e já contabiliza mais de um milhão de passageiros transportados neste período.

A média antes do programa era de 4 mil usuários por dia, com o preço da passagem a R$ 2,90. Já com o subsídio da prefeitura, mais de 11 mil pessoas usam diariamente o transporte no município, inclusive na zona rural, que possui três linhas especiais para atender as áreas mais povoadas.

“O Tarifa Zero garante o direito de ir e vir de todos os cidadãos, independentemente da idade e classe social. Já são mais de 45 mil usuários cadastrados e se beneficiando do programa. E os benefícios podem ser vistos nas áreas social, ambiental e econômica, como a redução da poluição, do congestionamento e da desigualdade”, afirmou o prefeito Diego Sorgatto ao avaliar ao sucesso do programa.

APOIO POPULAR

Usuários do Tarifa Zero apoiam a iniciativa, como é o caso da Dona Francisca, moradora do distrito do Jardim Ingá, que usa o transporte público para se deslocar até o trabalho:

“Antes com a cobrança da passagem a gente tinha que economizar em casa, inclusive, com a compra de alimentos para que conseguir fechar o mês. Agora ficou mais fácil e dá até para levar um lanche para as crianças quando volto para casa no final do dia”, disse.

Os comerciantes também ressaltam a injeção de dinheiro na economia local após a implementação do programa:

“Foi nítido para todos que com a economia feita com o Tarifa Zero, as pessoas passaram a consumir mais. Na minha banca não foi diferente”, afirmou seu Aroldo, dono de uma loja de salgados, no bairro JK.

REFERÊNCIA NACIONAL

Desde que foi implementado, o programa Tarifa Zero se tornou modelo para Goiás e para o país. Uma das interessadas em conhecer o programa foi a secretária do Entorno (SEDFGOIÁS), Caroliny Fleury, que em reunião com o prefeito Diego Sorgatto afirmou ter “...certeza de que este será um modelo inspirador para outras melhorias na região”.

Já o prefeito da cidade de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, que esteve em Luziânia na semana passada, com o objetivo de implantar o mesmo sistema em sua cidade, disse que o programa é a solução de um grande gargalo no município tocantinense e na maioria das cidades do país:

“Vendo aqui o formato que foi introduzido, teremos condições de levar essa possibilidade também para Paraíso e assim resolver o problema do transporte público no município”, afirmou.

> VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

plugins premium WordPress Pular para o conteúdo