Programa Quem Ama Castra

O Programa Quem Ama Castra é um programa de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos oferecido pela Prefeitura Municipal de Luziânia através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-LUZ).

O programa tem como objetivo a esterilização gratuita dos animais de forma a diminuir a superpopulação de animais domésticos e minimizar o abandono de ninhadas. A castração é responsável por garantir a melhoria na qualidade de vida dos animais e aumento na longevidade. Entre as melhorias na qualidade de vida do animal estão a diminuição de neoplasias do sistema reprodutor, diminuição de fugas e a melhoria comportamental dos animais.

Os benefícios da esterilização animal envolvem tanto a saúde do animal quanto da população em geral, uma vez que, com a castração o número de animais errantes e abandonados diminui, diminuindo assim a transmissão de doenças zoonóticas (doenças transmitidas dos animais para o ser humano) e infectocontagiosas. Essas doenças são consideravelmente maiores em animais de rua.

O programa prevê atendimento através de clínicas veterinárias credenciadas ou ainda por meio de mutirões.

Todo processo de cadastro e inscrição bem como as obrigações dos beneficiados pelo programa, podem ser consultados sempre pelos órgãos de controle e através da Portaria Normativa n° 001/2023.

O cadastro deverá ser realizado clicando na aba Cadastro neste site. São critérios para realizar o cadastro para obtenção do benefício:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Residir na cidade de Luziânia;
  • Possuir e-mail ativo;
  • Possuir celular com WhatsApp.

Após a realização do cadastro o beneficiário será redirecionado a página da inscrição. Neste momento o beneficiário deverá apresentar os documentos exigidos como forma de comprovação da inscrição.

Cada CPF poderá inscrever até dois animais para serem beneficiados com a castração gratuita.

Os contemplados receberão a carta de encaminhamento via e-mail e/ou WhatsApp com a data e horário da cirurgia, nome e endereço da clínica e demais recomendações.

Também poderão apresentar solicitação deste benefício, pessoas físicas ou jurídicas (ONGs) que desejam indicar mais 10 (dez) animais para a castração dentro do programa, sendo estes considerados grandes plantéis.

Para tanto, é preciso preencher um Termo de Referência no qual conste, entre outras informações, o tamanho do plantel e os responsáveis pelo acompanhamento nas operações e no pós-operatório, bem como a captura e transporte. Este termo deverá ser levado presencialmente com toda documentação solicitada na Secretaria de meio Ambiente e Recursos Hídricos de Luziânia – SEMARH-LUZ.

  • Documento de identificação: RG, CNH ou Carteira profissional;
  • CPF;
  • Comprovante de Endereço;
  • Número de telefone com WhatsApp e e-mail válido;
  • Informações sobre o animal.

Todas a informações abaixo descritas podem ser encontradas na Portaria n° 001/2023 SEMARH-LUZ que dispõe sobre a instituição de Políticas Públicas de Castração de Animais gratuita de cães e gatos e regulamentação o programa de castração no Município de Luziânia e dá outras providências.

São algumas informações e obrigações do tutor beneficiário contemplado no programa Quem Ama Castra:

  1. Somente o titular do cadastro poderá levar o animal à clínica selecionada na data previamente agendada;
  2. Não será realizada esterilização em animais com lesões cutâneas, epilépticos, obesos, no cio, em gestação avançada ou amamentando (no caso de fêmeas);
  3. Não será realizado exames de risco cirúrgico, sendo altamente recomendado que o solicitante o faça por conta própria;
  4. O tutor deverá informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antecedentes da cirurgia;
  5. Recomenda-se que os animais sejam vacinados (vacina V8 ou V10 para cães e V3 ou V4 para gatos, e vacina antirrábica feita pelo menos 30 (trinta) dias antes do procedimento), bem como vermífugos e livre de pulgas e carrapatos;
  6. Para o pré-operatório:
  • Um dia anterior a cirurgia, se possível, realizar a limpeza do animal (banho);
  • Certificar-se que o animal não tenha ectoparasitas (carrapatos e pulgas);
  • Realizar o jejum alimentar de 12 horas e hídrico de 6 horas;
  1. Para o dia agendado da cirurgia, o tutor deverá levar:
  • No caso de cadela ou gata: cobertor, atadura crepom (faixa) nova e colar elisabetano ou macacão cirúrgico;
  • No caso de cão: cobertor e colar elisabetano; e
  • No caso de gato: cobertor e colar.
  1. Para o pós-operatório: Os cuidados pós-cirúrgico são de responsabilidade exclusiva dos tutores dos animais, devendo estes seguirem as orientações prescritas pelo médico veterinário indicado para o procedimento o Caso o animal esteja apto à cirurgia, o responsável deverá buscá-lo no horário marcado com a recepção da clínica;
  • Manter o animal com colar elisabetano ou roupa cirúrgica;
  • Realizar limpeza com antisséptico, pelos menos 2(duas) vezes ao dia, conforme orientações das clínicas;
  • Manter o animal aquecido em local limpo, protegido de sol, chuva e umidade;
  • Alterações no local da ferida cirúrgica (abertura de pontos, muito vermelho, inchado) devem ser relatadas para a clínica que realizou o procedimento;
  • Os pontos podem ser retirados conforme recomendação da clínica, observando se a ferida cirúrgica estar seca e aderida.
  1. O transporte do(s) animal(is) beneficiados até a clínica será de total responsabilidade dos tutores dos animais. Cães e cadelas devem ser conduzidos em guias próprias, nunca soltos. Já os felinos devem ser transportados em caixas de transporte próprias, nunca no colo ou em guias, devido ao risco de fugas, não sendo permitido outro tipo de local de transporte.
plugins premium WordPress